quarta-feira, dezembro 14, 2005

CAETANO VELOSO, UM SEMI-DEUS

Gente, me perdoem o deslize, mas Caetano Veloso lançou um livro e eu (e mais 180 milhões de brasileiros) nem percebi. Como pude deixar passar? Fui correndo até a livraria dar uma folheada. Adorei o título : “O mundo não é chato” (faltou o subtítulo : “Mas o Caetano é!”), organizada pelo poeta Eucanaã Ferraz (“Mãe! Por que eu não tive um nome desses? Eucanaã, pombas !!!” )
É um trabalho humilde. Fala de política, cinema, música, e, de quebra, mostra toda a sensibilidade de Caê sobre os rumos do país. Ele comenta Oswald de Andrade, Gilberto Gil, Glauber Rocha, Tom Jobim...o mundo é mesmo uma concha para ele, que se diz “uma caricatura de intelectual”. Em uma entrevista ele fez a seguinte afirmação “Nunca houve no Brasil uma figura popular com tanta pinta de intelectual” (peraí, ele disse “popular” ??? Sei, sei...). Academia de Letras para esse moço já!

Bethânia, um ser, tipo assim, lindo

Fiquei espantado com um texto em que Caê comenta a “beleza” (aspas, lógico, pois sou míope, mas não sou cego) de Maria Bethânia. Um trecho:
O perfil de Bethânia é um dos mais belos perfis de mulher que já houve. Sob a testa (...), desenha-se o nariz espantoso: é o nariz do chefe indígena norte-americano, é o nariz da bruxa, o nariz de Cleópatra e, no entanto, é o único nariz assim, os outros são apenas uma referência a ele.”
Olha, eu também acho a Bethânia uma coisa “espantosa”, mas o sentido aqui é outro. Na verdade eu acho que ela parece uma pintura. Uma pintura cubista, mas enfim...

O mais legal é que a Publifolha está lançando o livro “Folha Explica Caetano Veloso", de Guilherme Wisnik. Tava na hora, mesmo. Alguém precisa me explicar que catzo é o Caetano Veloso, porque eu já não entendo mais nada do que ele fala.

Maria Bethânia...bonita...Esses intelectuais falam tantas frases insólitas...

6 Comments:

Blogger Ozéas said...

Meu amigo Walter, acho que teremos um novo ministro da cultura em breve.
Depois do Gil falando coisas incompreensíveis para um ser normal, chegou a vez do Caetano, falando o que se entende, mas monstruosamente doido como o primeiro.
Sabe, das duas uma, ou em 2.006 esses caras somem por um tempo, ou vou passar a usar da "erva maldita", assim passo a compreender melhor os caminhos intelectuais desse Brasil.
Abç

quarta-feira, dezembro 14, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Ozéas, os caras cheram uma danada "erva" falam besteiras do tipo "Gilberto Gil: usei drogas até meus 50 anos e nunca tive problemas com a saude; ouvi isso numa radio bem conceituada sobre politica", fazem cagada do tipo "Preta Gil" e a gente que acaba sofrendo.
Agora o caso da Bethânia, acho que nem se eu tivesse cherado tudo o que é erva maldita, tomado tudo quanto é pinga braba, trombado num poste a mais de 100km, e nem ouvido e cantando os sucesso da Preta Gil, eu encarava um encosto como esse.
É por isso que eu digo, o Walter deveria ganhar lugar ao lado de superherois que fazem o bem, do tipo "Blade: o Caçador de Vampiros" o "Constantine" pra mandar essa cambada pra inferno. ahhn sim... e ser bem pago pra isso pra fazer com vontade ehehe.

quarta-feira, dezembro 14, 2005  
Blogger Serjão said...

Tem uns caras que são cult em tudo que fazem, Caetano é um deles. Veríssimo é outro, Chico Buarque também. Se qualquer um dels der um peido, vai ter gente fazendo análise sobre o cheiro, sobre o barulho sempre comparando com antigas flatulências, Tipo "mas da outra vez o do Caetano fedeu mais. O que será que está havendo? O Caetano precisa se reciclar em matária de puns". É Phodah!! Quero saber quem deu autoridade para estes caras falarem em nome da sociedade. E por eles foram escolhidos porta vozes.

quarta-feira, dezembro 14, 2005  
Blogger Alberto Lang said...

Muito legal o texto, concordo com o moderado, só rindo mesmo. Eles julgam-se os "intelectos supremos" da sociedade brasileira, falam asneiras e a crítica aplaude

quinta-feira, dezembro 15, 2005  
Blogger Walter Carrilho said...

Eu estava até com medo de escrever sobre Caetano. Vocês sabem, né? Falar sobre divindades é arriscado. De repente eu irrito o semi-deus e cai um raio na minha cabeça. Se eu parar de escrever repentinamente, é porque eu fui fulminado pela ira divina...

Quanto a ser pago para caçar picaretas...uma ótima idéia! Já tô juntando alho e estacas de madeira...

quinta-feira, dezembro 15, 2005  
Anonymous Anônimo said...

erva nao se cheira...
se fuma!

domingo, janeiro 01, 2006  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home