sexta-feira, outubro 19, 2007

ARCADISMO E SIMBOLISMO PARA AS MASSAS!

O Gugu, esse inabalável defensor da cultura, lançou um novo quadro no programa Domingo Legal: “Livro Legal”, com dicas de clássicos da literatura nacional. Ele começou indicando “A Moreninha” – ele chegou até mesmo a distribuir alguns exemplares do livro para a platéia. Promete indicar, ainda, o “Cortiço” e outros livros escritos durante épocas em que “dar uma volta” significava pegar o cavalo.

Imagino a frustração da empregadinha que foi ao programa esperando descolar um cd de axé ou um beijo do Alexandre Pires e volta com um livro cheio de mesóclises. Sério, porque os pedantes de plantão sempre acreditam que o melhor caminho para estimular o gosto pela leitura é empurrar clássicos carcomidos para o povão? Não me incomodaria em ver todo mundo lendo um livro do Paulo Coelho, desde que lessem algo melhor do que Contigo. Espero que Gugu não demore a indicar o bom e infalível Machadão para aliviar a barra.

Todos os professores do ensino fundamental já fracassam na tarefa de vender José de Alencar e Cia. Talvez um cara que promova Kelly Key tenha mais sucesso. Mas, na boa, você aceitaria uma dica de livro de um cara que já rebolou no palco ao som de “Passarinho quer dançar, o rabicho balançar”?

CLIQUE AQUI PARA MATAR A "SAUDADE" DA DANÇA DO PASSARINHO.

E para quem acha que “carcomido” é um termo exagerado, clique aqui para ler “A Moreninha” na íntegra. Aqui vai um aviso: o livro tem frases como essa “Dir-me-ão que o ser a minha imaginação traquinas não é um motivo plausível para vir eu maçar a paciência dos leitores”

E aí? De quanto será a queda de Ibope do Gugu?

Marcadores:

20 Comments:

Blogger Giulia said...

Dir-te-ia que esse vídeo é debalde!!!

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Blogger Again and Again said...

Depois dizem que não se lê, que somos um povo com uma língua difícil, um povo ágrafo... Mandando os meninos lerem Castro Alves e José de Alencar. Sacanagem...

bj

Ophélia

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Sintoma: li a frase de "A moreninha" e - primeiro - o termo "traquinas" pra mim define marca de biscoito recheado, e - segundo - tive que ler 3 vezes, progressivamente mais devargar, até endenter o que o autor queria dizer com a frase. Oooooooohhhh, acho que já li Blogs demais...

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Blogger Girotto said...

Deve ser medo de que o povo comece a gostar de ler. Por isso só divulgam obras sem identificação com o leitor contemporâneo. Nada contra quem gosta de estudar os clássicos, mas publicar Rubem Fonseca a preços acessíveis também seria útil.

No mais, parece mesmo é pedantismo de pseudo-intelectual que só lê pra minimizar seu (justificado) complexo de inferioridade).

Valeu, cara.

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Blogger MariEdy said...

Sei lá, de repente pode começar a aprecer uma nova geração de mutantes ... Falando "ser-me-á possível presenciar um novo capítutlo do folhetim que levam na antiga Tv Paulista??"

E aí, cara, depois que começou a ler "Verdade Tropical" parou de pegar no pé da Preta Gil??
Num dos capítulos passados, ela tascou um beijo estilo desentupidor de pia-cum-diaboverde em Alexandre Barillari ... Será que o cara teve um treco??

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Blogger SM said...

Pra mim é pura estupidez! O povo não tem cultura nem pra ler um jornalzinho fuleiro, que dirá clássicos com mais de cem anos de idade. Fala sério! Qual o nome do quadro do programa? "Missão Impossível"???

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Blogger Serjão said...

Não, Walter. Eu não tenho nehuma saudade da dança do passarinho (rs)

Mas vc abordou um assunto pertinente, que tem a ver com a TV pública, novo brinquedo de Lula. Eles (burocratas da TV) vão vir de Bach enquanto o povão quer a Boquinha da garrafa. Como não há comprometimento com o desepenho nem com o lucro, a porra vai dar traço e vão torrar dinheiro à toa por que ninguém vai ver. Só capricho?

PS: Tenho um texto pronto sobre isso. Vai na semana que vem

Abs

sexta-feira, outubro 19, 2007  
Blogger Esther said...

Dir-te-ei, caro Sr. Carrilho, que o quase decrépto Sr. Gugu - do rabicho-a-balançar é um saco!

sábado, outubro 20, 2007  
Blogger Daniel F. Silva said...

Acho que tal iniciativa, embora louvável, não fará sucesso. Isso só teria chance de acontecer se os tais livros tivessem gravurinhas coloridas ou para colorir. De resto...

sábado, outubro 20, 2007  
Blogger Pauletes said...

Contagem regressiva para o Gugu cair no ostracismo... 10... 9... 8...

sábado, outubro 20, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Na boa...não aceitava não.

Acredito que a Dança do Passarinho serviu de inspiração para a do Siri, da Mariazinha e de tantas outras.

domingo, outubro 21, 2007  
Blogger Ricardo Rayol said...

Eu prefiro que continuem lendo a Contigo.

Mago Heitor Caolho, psicografado por Ricardo Rayol.

domingo, outubro 21, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Mas o Gugu já escreveu um livro sobre como ser pai e etc. O cara teve filho e não teve nem o trabalho de enfiar o passarinho. O guri já veio pronto e embrulhado.

domingo, outubro 21, 2007  
Blogger Jorge Sobesta said...

Putz, depois que o molusco regente declarou não ler mais a Playboy desde adulto, voltou a pornochanchada? Vou ali me bezuntar de manteiga novamente, hehe.

Grande abraço.

PS: ao invés de ler ele prefere comer as páginas, sempre com uma boa 51 para ajudar a descer.

domingo, outubro 21, 2007  
Blogger Daniel F. Silva said...

Dispenso esse link, Walter. Prefiro continuar com "saudade" desse clássico do cancioneiro popular brasileiro, mesmo.

segunda-feira, outubro 22, 2007  
Anonymous Anônimo said...

“Dir-me-ão que o ser a minha imaginação traquinas..." quem???

Bom, de repente ele se arrependeu, né. Tá com sentimento de culpa, remorso, sei lá. Aí, quer se redimir das barbaridades que cometeu num passado bem presente e agora quer dar sustança para um povo que se acostumou com trash. Vai saber? Um abraço. Luciana (RJ)

segunda-feira, outubro 22, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Imagine quando Gugu começar a dar outras dicas culturais: o melhor do cinema, o melhor da música... Alguém devia avisar que cultura também é cultura...

segunda-feira, outubro 22, 2007  
Blogger Fábio Mayer said...

Acho que Gugu vai incentivar a atualização de "A MOreninha", que vai virar "A Morenaça" e ao invés de esperar o amado de uma pedra, vai é dar uns rolês pelos bailes funk.

E Esaú e Jacó serão dois irmãos gêmeos separados no berço que um dia resolvem criar a dupla Milli e Vanilli para fraudar o mercado fonográfico. Depois dessa m... toda, resolvem contratar duas bailarinas gostosas e burras e fazer um conjunto de axé, maior sucesso com letras falando de bundas e peitos, mas daí, a natureza ruim dos dois faz com que briguem e percam as bailarinas para a Playboy.

E em Dom Casmurro, Bentinho vai descobrir que é corno mesmo e vai acabar montando ums dupla sertaneja de sucesso: Prumo e Marreta, agenciados pelo próprio Gugu!

segunda-feira, outubro 22, 2007  
Blogger @David_Nobrega said...

Pois eu queria ver esse povo ler o Inferno de Dante...aquilo sim dá nó no célebro.

segunda-feira, outubro 22, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Ele vai indicar o livro da surfistinha?

terça-feira, outubro 23, 2007  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home