EM COMA DEPOIS DO CARNAVAL
Quarta feira de cinzas. Estou em coma.
Não foi a cerveja. Nem os batuques. Fiquei em coma depois de ouvir a música “Meia Luia inteira”. A letra é de Carlinhos Brown, mas já foi cantada por Caetano, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo (os intérpretes dizem muito sobre a “qualidade” da letra). Leiam:
Meia Lua inteira sopapo na cara do fraco
Estrangeiro gozador
Cocar de coqueiro baixo quando engano se enganou
São dim, dom, dão são bento, grande homen de movimento
Martelo do tribunal sumiu na mata adentro
Foi pego sem documento no terreiro regional
Capoeira ra ra ra, Capoeira ra ra ra
Terça-Feira, capoeira ra ra ra, tô no pé de onde dera rara ra
Verdadeiro ra ra ra, Derradeiro rara ra
Não me impede de cantar ra ra ra ra,tô no pé de onde dera ra rara
Bima berimba a mim que diga taco de arame, cabeça, barriga
São dim, dom, dão são Bento, grande homen de movimento
Nunca foi um marginal sumiu na praça a tempo
Caminhando contra o vento sobre a prata capitalNão sei o que mais me afetou, se foi o “São dim, dom, dão são bento” ou o “Bima berimba a mim que diga taco de arame”. Por favor, quem tiver alguma idéia do que isso tudo significa, deixe um comentário, pois estou em estado de choque.
Obrigado.
PS: Essa letra merece o prêmio “Açaí, guardiã, zum de besouro, um imã” de poesia djvanesca de 2010.
PS 2 (escrito, pasmem, em 2020): Estamos em 2020. Se você esbarrou aqui e vai perder tempo tentando me explicar "o gênio" que é Carlinhos Brown e que a letra é (ó, meu Deus, sacrossanta iluminação!) uma referência à capoeira, não perca o seu tempo e nem o meu. Costumo publicar os comentário irritadinhos porque todos nós adorarmos rir desse povo putinho. Mas, sério, vou deixar de ler e publicar. Porque, sinceramente... vocês não tem louça pra lavar, fariseus?
Não foi a cerveja. Nem os batuques. Fiquei em coma depois de ouvir a música “Meia Luia inteira”. A letra é de Carlinhos Brown, mas já foi cantada por Caetano, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo (os intérpretes dizem muito sobre a “qualidade” da letra). Leiam:
Meia Lua inteira sopapo na cara do fraco
Estrangeiro gozador
Cocar de coqueiro baixo quando engano se enganou
São dim, dom, dão são bento, grande homen de movimento
Martelo do tribunal sumiu na mata adentro
Foi pego sem documento no terreiro regional
Capoeira ra ra ra, Capoeira ra ra ra
Terça-Feira, capoeira ra ra ra, tô no pé de onde dera rara ra
Verdadeiro ra ra ra, Derradeiro rara ra
Não me impede de cantar ra ra ra ra,tô no pé de onde dera ra rara
Bima berimba a mim que diga taco de arame, cabeça, barriga
São dim, dom, dão são Bento, grande homen de movimento
Nunca foi um marginal sumiu na praça a tempo
Caminhando contra o vento sobre a prata capitalNão sei o que mais me afetou, se foi o “São dim, dom, dão são bento” ou o “Bima berimba a mim que diga taco de arame”. Por favor, quem tiver alguma idéia do que isso tudo significa, deixe um comentário, pois estou em estado de choque.
Obrigado.
PS: Essa letra merece o prêmio “Açaí, guardiã, zum de besouro, um imã” de poesia djvanesca de 2010.
PS 2 (escrito, pasmem, em 2020): Estamos em 2020. Se você esbarrou aqui e vai perder tempo tentando me explicar "o gênio" que é Carlinhos Brown e que a letra é (ó, meu Deus, sacrossanta iluminação!) uma referência à capoeira, não perca o seu tempo e nem o meu. Costumo publicar os comentário irritadinhos porque todos nós adorarmos rir desse povo putinho. Mas, sério, vou deixar de ler e publicar. Porque, sinceramente... vocês não tem louça pra lavar, fariseus?
Marcadores: jornalismo boçal
38 Comments:
Concordo que no carnaval existem milhões de músicas ruins interpretes piores ainda. Só acho que teus comentários são muito exagerados e generalizados. Sou do sul, se te colocar a ouvir uma música gaúcha tu vais chacotear, mas isso por que és ignorante (no sentido de não saber sobre e não no sentido conotativo que as pessoas dão) e não sabe da bagagem cultural que a música tem. Penso que quando fizeres algum comentário, use de argumentos sólidos e não só achometros, afinal de contas para dar a entender que Ivete Sangalo não é uma boa cantora, você deve ter feito uma profunda análise da técnica e potência vocal da cantora, não é?!
Vinicius, meu caro: não acho a Ivete uma má cantora (onde vc viu isso no texto?), mas péssima na hora de escolher repertório.
De resto, concordo: sou exagerado mesmo. Como jornalista boçal, tenho uma reputação a zelar.
abs
Eu fico em coma durante e após o carnaval...
Aonde mais no mundo o povo esquece de todo o resto durante 3 dias? ou sera o ano todo?
Posso ser sadico e babaca, mais adoro ver todo mundo feliz no carnaval e no outro dia xorando na fila do hospital.
O Brasil é o melhor país do mundo, e os brasileiros tem que se orgulhar de ser um povo alegre e festeiro e trabalhador (sim, eu tenho orgulho de ser brasileiro), mas custa festejar e depois estudar?
Não sabe o que é isso? Isso é um trava-língua. E acho a Ivete uma péssima cantora, sim!
Abs.
vinicius o cara não precisa ser um gênieo pra dizer que “Bima berimba a mim que diga taco de arame” e uma porcaria e se ivete sangalo canta bem ou não isso não importa pq a criatividade dela bate de igual pra igual com o de uma ameba
OBS: cara vcs não cansam de falar sempre "tu", "ba", "che"...
agora esse povo que gosta de carnaval vai entrar em estado hibernação e só vai acordar em feverero do ano que vem (ou em março quem sabe...).
Walter, dá status dizer que gosta dessas porcarias, 99% dos fãs dessa turma são assim.
Sinto muito Walter, tentei interpretar a letra da músicas, mas é impossível. E eu aqui humildemente pensando que o maior mistério da humanidade é saber se há vida após a morte. Mas vejo que estava errado, a partir de hoje irei me dedicar até meu último suspiro para entender o significado dessa letra "extrogonoficamente rentombante" como diria o rei do elogio.
Em paises serios, por muito menos, isso dava pena de morte. Meu filho de 3 anos faz "musica" melhor.
Chamei Robert Langdon pra interpretar a Morfologia fonética dicotômica comparada da música baiana, e o cara surtou ao som da Liga da Justiça...
Abrçs.
Essas bandinhas de carnaval sao como um câncer.. se espalham numa velocidade alarmante..
o cara deve ter fumado crack com merda para escrever uma musica dessa.
Quando ao amigo anônimo que me questionou se não cansamos de dizer "tu", "ba" e "tche", respondo - NÃO. É natural, temos nossa cultura, nosso jeito de falar, dança, música, poesia, e nos honramos muito disso. Temos o nosso diferencial, não somos "mais um".
E aposto que muito desses "críticos" que estão aqui postando, sabem e dançam muito dessas músicas. Porém é muito mais fácil vir aqui, se esconder entre anônimos e fakes, cantar de galo e passar a linha Cult pro povo.
Santa mesquinhosidade....
Ânimo!!!
Seria bem melhor se a terra fosse quadrada e não girasse.
Mas ela é di circunferença ingual ao célebro que tá drento da caxa craniana e fás questão de girar intorno da lua.
A culpa é dela e das elite preconceitosa.
eu so perguntei se vcs não cansa pq e ate dificil falar com vcs desse jeito.
Claro parceiro, só respondi...
Como te disse, é um costume, para nós não tem nada de estranho, falamos assim desde que o mundo é mundo!
abraço
boçal= adj. e s.m (Indivíduo)inculto, rude, estúpido. Ia reclamar do texto, mas o nome do blog já deixa tudo muito claro.
Uma lição de bom senso: se alguem escreve algo e você não entende, quem é o burro?
a)você
b)o escritor
c)o boçal que posta isso em um blog tirando sarro.
Aposto que você nem pesquisou sobre o significado desse vocabulario de capoeirista antes de postar esse texto no seu blog. Simplesmente boçal
Anônimo: você quer que eu perca tempo pesquisando termos das letras do Carlinhos Brown??? Sinto, se eu não tenho tempo (nem estômago) para ouvir as bostas que ele compôs, pra que vou tentar decrifrar as bobagens que ele escreve?
abs
Ps: mas tempo para ler as bostas que alguns idiotas escrevem no meu blog eu tenho!
Eu também acho Mister Brown muito afetado e pernóstico mas se Bima também for uma maneira de se referir ao Mestre Bimba pode até fazer algum sentido, já que fala em biriba (madeira com que se faz o berimbau) e taco de arame.
Pra quem tem menos de 25 anos isso não vai fazer o menor sentido mas lá vai, essa mesma "música" fez parte da trilha sonora da novela Tieta na voz de Luiz Caldas (época em que axé poderia ser ouvido sem ofender ninguém). Mas convenhamos, se algum gringo ler essa letra musical e ele for fluente em língua portuguesa vai praguejar muito contra o professor de língua pq simplesmente se nem os nativos entendem imagine os gringos!
Quem é vc blogueiro, diante da geniosidade de Carlinhos Brown, Caetano, não digo Ivete pq realmente ela não eh boa compositora, aliás, quem é vc????????????????? Vcs preferem ouvir hard rock e outras coisas do tipo mesmo sem entender inglês ou até mesmo sem entender nem o que o cara tá cantando pq só sai zuada desse tipo de música.
Anônimo: desculpe, mas depois de ler "geniosidade (sic) de Carlinhos Brown" fiquei sem forças para respondero comentário. Sério.
É interessante perceber que a mesma internet que ajuda a disseminar o conhecimento, pode as vezes proliferar tantas asneiras. Vejamos o exemplo de um "pseudo intelectual" que assina o texto acima.
O cidadão analisa uma belíssima canção a partir do seu ponto de vista reduzido e sem conhecer um mínimo que seja da lógica musical. como desconfio que o indivíduo não tenha tanto conhecimento e também não deve ter uma aptidão para uma pesquisa fiz algumas para que esta pessoa se situe no tempo e no espaço.
Em tempo gostaria de falar novamente da genialidade de Carlinhos Brown, mas querer que alguém, que se percebe tão mesquinho, compreenda isso, é querer d+. Sendo assim encerro minhas palavras e aí vai uma melhor análise da música:
SOBRE A LETRA:Meia lua inteira é um golpe de capoeira, que, na música foi dado na cara do fraco, um estrangeiro gozador.
"São dim don don" é onomatopéia para o toque de berimbau chamado São Bento, que é citado logo depois.
"Martelo do tribunal..."- martelo tb é um golpe da capoeira e ele une aí com o julgamento de tribunal e logo depois com a fuga e a falta de documento da pessoa. OU seja, o capoeira antes sempre foi perseguido e tido como malandro, julgado como bandido, pela prática da capoeira, "coisa de negro"
Os últimos versos remeta a isso: "Nunca foi um marginal".
O Bimba, foi o grande mestre baiano que criou a capoeira regional, quando só existia a capoeira angola, a capoeira mãe.
Berimba, cabaça,... são os leementoa q compõem o berimbau como já postaram.
Então finaliza com o capoeira fungindo a tempo e andando sobre a sociedade q o discrimina como marginal.
Então acho q a música tem sentido sim. E fala de uma situação histórica do capoeira.
SOBRE A MÚSICALIDADE:
Ouvir uma canção desse tipo, torcer o nariz e dizer “Mas que porcaria de letra” acaba por identificar um processo (como perceber que um soneto é composto por dois quartetos e dois tercetos), mas o juízo de valor negativo acaba interrompendo o possível potencial crítico do achado (“Mas que droga, um soneto com dois quartetos e dois tercetos!”), cobrando do objeto justamente aquilo que ele não poderia ser, com o risco, aí sim, de tornar-se mal realizado. No caso, ocorre uma abertura no plano do significado (“riqueza” polissêmica do signo), diretamente determinada pela relação que se estabelece com o fechamento melódico em pequenos temas. Desse modo é que as duas “pobrezas” parciais convertem-se em um ganho em termos mais gerais.
Sem mas, por enquanto.
Lucas: é sério que vc perdeu todo esse tempo para escrever isso?
Continuo dizendo: músicos que escrevem obras que precisam de "bulas" são um saco. Se um ouvinte precisa ler toda essa análise para entender o que o pernóstico do Carlinhos escreveu, cada disco deveria vir com um manual de 70 páginas.
Sinceramente, continuo achando uma joça.
Sem mais por enquanto.
Muito bom! E isso mesmo. A genialidade está aí. Se poucos entendem, é porque não tem a capacidade reflexiva para tal ação.
talvez falte isso pra você sair do coma.. capacidade reflexiva! bem como pra maioria da população brasileira.. e o resultado estamos vendos nas urnas.. 7 anos após essa publicação. que coisa, não? afinal, que tipo de música é boa pra você? cite exemplos.
Anônimo:
Capacidade reflexiva nunca me faltou. Mas saco para analisar proto intelectuais sim, me falta muito. Que tipo de música é boa pra mim? Qualquer uma que não me embrulhe o estômago. Isso te responde?
A letra faz uma homenagem ao Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado) Capoeirista da Bahia, e usa linguajar próprio da cultura Bahiana relativo à capoeira. Conta uma história em que, numa roda de capoeira, o Capoeirista acertou a cara de um estrangeiro que estava na roda zombando dos capoeiristas. O golpe chamado "meia lua" foi dado com perfeição, então foi uma "meia lua inteira" que causou um "sopapo" na cara do "fraco estrangeiro, gozador". O golpe foi dado como se no "cocar de coqueiro baixo", se o coqueiro fosse alto, não seria tão fácil acertar o golpe. "quando engano se enganou" metáfora para dizer que o capoeirista tem um álibi caso seja acusado de agressão e levado ao tribunal.
“São din don don São Bento” é onomatopeia do som do berimbau entoando o "São Bento" que é um toque de berimbau.
“Grande homem de movimento” é o próprio capoeirista nos seus movimentos suaves, rápidos e precisos.
"Martelo do tribunal...". Martelo também é um golpe da capoeira que vem junto a tribunal para lembrar que o “sopapo na cara” pode parar no tribunal. E também para enfatizar que no raciocínio rápido, com poder de decisão, o capoeirista é como juiz, tem convencimento, “bate o martelo”, decide onde e quando acertar o golpe. O Capoeira é quem decide. Não comete engano. Remete ainda à ordem oficial que proibiu o jogo de capoeira por bastante tempo no Brasil.
Na eminência de ser acusado de agressão, o capoeirista
“fugiu na mata adentro”.
“foi pego sem documento”.
Retrata o preconceito sobre a marginalização do capoeirista. Alguém sem documento é tido como marginal. Lembra também os versos de Caetano sobre a liberdade: “sem lenço e sem documento”.
“No terreiro regional”.
O mestre Bimba criou a capoeira regional, quando só existia a capoeira angola, a capoeira mãe. A capoeira regional é realizada ao som do berimbau, mais como exibição não como luta.
O refrão confirma que se trata de capoeira:
“poeira ra ra ra, poeira ra ra ra”
“terça-feira capoeira ra ra ra”.
Quem estranha a letra tem todos os motivos para isso. Parece outro idioma ou trechos do “samba do crioulo doido”. Nosso imenso Brasil tem regionalismos que se aproximam de dialetos. No entanto, para alguém com cultura Bahiana, transparece claro como cristal.
A diversidade de linguajar Brasileiro é uma riqueza que embeleza o país.
Meu caro, é interessantíssimo que te incomodes com essa letra, pois os primeiros versos parecem ter sido compostos justamente para ti: a música é um sopapo na cara do fraco, estrangeiro gozador que, por ser incapaz de alcançar qualquer nuance poética de uma música que faz jus ao conceito de arte [uma vez que não se entrega à comunicação objetiva ordinaria] se apresenta tão ignorante à nossa brasilidade quanto qualquer estrangeiro. Teu desprezo e tu incógnita quanto a essa letra genial são justamente o que torna a música um sucesso absoluto em seu propósito. Palmas de pé para Carlinhos Brown.
Alana:e sua babação de ovo pelo Carlinhos é um ótimo exemplo do porquê eu mantinha esse blog. Um povo que é incapaz de não se ajoelhar em adoração por qualquer músico me incomoda muito mais.
Fui insistente em ler tanta asneira até finalmente ver o tapa de luva dado por Vinicius, Luca, Alana, Portela,... É por isso que pago internet, pra ver um idiota ser colocado no lugar dele e da forma mais sensacional que poderia, com elegância e inteligência.
Anônimo: sério? Eu pago internet para baixar filme. E eu continuo no mesmo lugar, não preciso que ninguém me coloque em lugar algum. Mas vc parece que precisa, sim, encontrar o seu lugar. Não me pergunte que lugar é esse, ok? Porque como eu sempre digo, quem se doi no lugar de um artista tá precisando de terapia...
A gente percebe uma crítica vazia quando a pessoa tem a capacidade de criticar sem ao menos entender e, ainda, deixa claro no texto que nem tenta. Eu,mesmo sem entender nada de capoeira, percebi que a música é uma baita crítica social, procurei saber mais sobre o real significado e por isso cheguei até aqui... Inclusive agradeço a quem se dispôs a explicar mesmo o autor do texto não merecendo, visto que mesmo após isso não procurou entender. Foi por causa de mentes assim que na época da ditadura os artistas realizavam suas composições com jogos de palavras. Essas pessoas não entendem e nem procuram entender, mesmo alguém explicando. Por isso Cálice!!!
Anônimo: Critica social... sim, Carlinhos Brown é um tremendo sociólogo, como sabemos. Parabéns por procurar saber mais sobre a letra. Eu faço buscas no google, mas é para saber coisas mais interessantes. Como descascar alho, por exemplo.
Não é necessário ser um sociólogo ou outro especialista para se fazer uma crítica social, basta viver ou entender determinada situação para fazê-la. Então qualquer um pode fazer, mas não é qualquer um que entende... Se não faz questão de entender não critique!
Anônimo -queridão, se vc também não aceita críticas e piadas sobre os músicos que vc gosta, só existe uma saída: não acesse a internet. Abraços fraternos e compreensivos.
Postar um comentário
Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.
<< Home